Como seria a medicina sem os metódos diagnósticos e terapêuticos realizados com as tecnologias radiológicas?
Não consigo nem imaginar! Você consegue?
A radiologia teve seu início em 1895, quando o físico Wilhelm Conrad Röntgen detectou a presença dos raios X. Logo, não faltaram pesquisadores e inventores para estudar os raios X e associa-los a "novas tecnologias", produzindo novos métodos de imagens.
Nos últimos 126 anos, todos nós pudemos testemunhar as evoluções tecnológicas, que a radiologia agregou em nosso dia a dia.
O mercado de trabalho radiológico mudou! Mas, tantos recursos tecnológicos requerem mão de obra especializada. Principalmente, para atuar nas submodalidades da Radiologia Intervencionista, com procedimentos minimamente invasivos, guiados por imagens. Na cardiologia intervencionista (hemodinâmica), se realiza procedimentos de coronariografia (cateterismo), angioplastias (colocação de stents em paciente que podem sofrer infarto agudo do miocárdio - IAM); na neurorradiologia ou na cirurgia endovascular, onde se realizam arteriografias, angioplastias, embolizações; ou ainda na ritmologia com os estudos eletrofisiológicos e ablações.
Sim! Utilizamos os raios X para aquisição das imagens.
No segmento da Radiologia Intervencionista as equipes são interprofissionais, um time composto por diversas categorias profissionais, que desenvolvem suas atividades de maneira direta e/ ou indireta, em prol da realização dos procedimentos. Entretanto, nestes ambientes os profissionais trabalham na presença de radiação ionizante. 6>
Mas, com tanta informação a Radiologia Intervencionista necessita de profissionais qualificados, que busquem pelo desenvolvimento contínuo de seus conhecimentos, habilidades, atitudes e de suas personalidades, pois, esses quatro fatores determinam o perfil do profissional.
Com esse olhar a INOVENSA desenvolveu o primeiro Curso de Capacitação em Hemodinâmica e Radiologia Intervencionista. Um curso com vinte disciplinas, ministradas por professores que atuam na área, que vão te ajudar a desenvolver o perfil profissional, para atuar nos ambientes intervencionistas. Com uma visão reflexiva, você poderá atuar nos segmentos, operacional, administrativo e na industria como especialistas de equipamentos e produtos.